Explosivo: Amaury Lorenzo, o Ramiro de Terra e Paixão, obrigado a ficar descalço em aeroporto. Racismo?
Publicado em:
13/01/2024
Amaury Lorenzo, ator de “Terra e Paixão”, enfrentou uma situação que para ele foi difícil de engolir no aeroporto do Galeão / RJ, quando sofreu abordagem da Polícia Federal no Embarque. A abordagem de segurança sofrida por Amaury gerou debates e reações diversas nas redes sociais.
Racismo no Galeão contra Amaury Lorenzo?
Amaury Lorenzo, conhecido por seu papel como Ramiro na novela “Terra e Paixão” da Globo, vivenciou uma experiência desconfortável no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
O ator, através de um vídeo publicado em seu Instagram, expressou sua frustração e descontentamento com o tratamento recebido durante uma inspeção de segurança.
🚨FAMOSOS: Ator global Amaury Lorenzo é impedido de embarcar no Aeroporto Internacional do Rio (Galeão), por suspeita de estar transportando algo ilícito.
— DIRETO DO MIOLO (@diretodomiolo) January 12, 2024
“Triste né? Pois é. Deve ser meu cabelo, minha pele. A gente conversa depois” pic.twitter.com/wJFTPt9Osv
No vídeo, Lorenzo aparece claramente perturbado, relatando que foi obrigado a ficar descalço e passar por uma revista minuciosa.
Ele insinua que a abordagem pode ter sido motivada por preconceitos relacionados à sua aparência, mencionando seu cabelo e cor da pele como possíveis fatores:
“Estou preso aqui, com a desconfiança de que estou levando alguma coisa. Triste, né? Pois é… Deve ser meu cabelo, minha pele…”
A gravação foi interrompida abruptamente quando um funcionário do aeroporto, ao fundo, informa a Lorenzo que não é permitido gravar naquela área.
O ator encerra o vídeo rapidamente, prometendo discutir o assunto mais tarde.
A publicação gerou enorme uma onda de reações nas redes sociais, com muitos seguidores e fãs expressando apoio ao ator e condenando o que consideraram ser um tratamento injusto e discriminatório, enquanto outros disseram que acham a situação normal.
Em resposta às alegações de Amaury Lorenzo, o aeroporto do Galeão emitiu um comunicado oficial.
A administração do aeroporto esclareceu que a inspeção pela qual o ator passou faz parte de um procedimento padrão e aleatório, estabelecido pelas normas de segurança da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
O comunicado enfatizou que o aeroporto repudia qualquer forma de discriminação e racismo. Além disso, aproveitou a oportunidade para reafirmar publicamente seu compromisso com a igualdade e a diversidade.
Segundo a nota, a inspeção aleatória é definida por um acionamento automático realizado pelo equipamento de raio-X, que seleciona um percentual de passageiros para a revista adicional de forma aleatória.
O aeroporto também destacou que a inspeção de Lorenzo foi conduzida com respeito e cordialidade pelos agentes de segurança e que outras pessoas passaram pelo mesmo procedimento.
Após a inspeção, segundo a nota emitida pela administração do aeroporto, o ator embarcou normalmente em seu voo.
Só que na internet, toda treta é motivo de polêmica e dessa vez não foi diferente.
O incidente com Amaury Lorenzo rapidamente se tornou um tópico quente nas redes sociais com muitos usuários expressarando solidariedade ao ator e criticando o que perceberam como um tratamento injusto e potencialmente discriminatório.
Alguns destacaram a importância de se discutir e questionar os procedimentos de segurança dos aeroportos, especialmente em relação a possíveis preconceitos raciais e étnicos.
Por outro lado, houve também quem defendesse os fiscais do aeroporto, argumentando que as medidas de segurança são necessárias e devem ser aplicadas a todos, independentemente de sua fama, aparência ou status social.
Para quem pensa assim, as inspeções aleatórias no Embarque dos aeroportos são uma parte essencial da manutenção da segurança aérea e não devem ser vistas como atos discriminatórios a não ser que se comprove que alguém realmente foi discriminado.
Saiba mais sobre tretas e mutretas envolvendo famosos na Gazeta da Fama.