Mentira! Site Extra diz que Ana Maria Braga vai sair do “Mais Você”, e ela desmente no Instagram
Publicado em:
07/08/2023
Ana Maria vai sair da Globo?
A noticia de que Ana Maria Braga teria pedido para sair do “Mais Você” foi divulgada pelo site Extra e causou um reboliço na mídia.
Outros veículos de comunicação fizeram postagens, confiando na informação do Extra e ajudaram a espalhar rapidamente uma mentira que agora chamamos gentilmente de Fake News.
Leo Dias postou a notícia no Instagram e no novo portal. Não tentou confirmar, mas pelo menos citou a fonte.
A Contigo, do portal UOL, embarcou na mesma canoa furada, num artigo que já conta nos dedos as possíveis substitutas de Ana Maria.
Existe um ditado que diz que água de morro abaixo e fogo de morro acima ninguém segura. Com uma informação nos sites de notícias ou nas redes sociais acontece a mesma coisa.
Quando um veículo de comunicação faz uma matéria sem verificação, a notícia se espalha para outras fontes confiáveis e …. ninguém segura! A mentira vira verdade verdadeira e não adianta mais desmentir.
Mas se objeto da notícia age rapidamente e apaga o fogo de morro acima ou segura a água de morro abaixo a fake news morre depressa. E foi o que Ana Maria fez.
Ana Maria : mais uma mentira!
Ana Maria pegou pesado:
MAIS UMA MENTIRA!!!
Ana Maria reclama de notícias mentirosas que se espalham feito fogo de morro acima:
“É muito triste quando uma notícia mentirosa se espalha. Não há fonte, não há checagem…
Eu nunca me posiciono sobre fofocas, mas desta vez foi algo tão absurdo que eu precisei vir aqui falar com vocês”.
Em seguida a famosa desmente categoricamente:
“Não tenho planos de aposentadoria. E se um dia houver, vocês, que me acompanham há 30 anos e acreditam em mim, serão os primeiros a saber”.
E a apresentadora faz um pedido aos jornalistas apressadinhos:
“Fake news atrapalha e desestabiliza. Agora espero que essa notícia verdadeira se espalhe na mesma velocidade que a falsa. Pode ser, jornalistas?”
E termina a postagem curta e grossa:
“Obrigada, tenham uma boa semana”, porque a dela começou muito mal.
Uma mentira repetida muitas vezes vira uma verdade
Em tempos de rápida disseminação de informações e fake news, espera-se que grandes veículos de comunicação, mantenham um padrão elevado de confiabilidade e precisão em suas reportagens.
A rapidez com que a informação se espalhou apenas reforça a responsabilidade que os meios de comunicação têm em garantir a precisão de suas reportagens.
O que é ainda mais preocupante é a correção subsequente feita pelo site. Em vez de uma retratação clara e direta, o site optou por substituir a notícia original por uma nova, sem admitir explicitamente o erro.
Este tipo de abordagem não apenas mina a confiança do público, mas também destaca a necessidade de maior transparência e responsabilidade no jornalismo.
É essencial que os veículos de comunicação reconheçam seus erros e se esforcem para corrigi-los de maneira transparente.
A confiança do público é um bem precioso e, uma vez perdida, é difícil de recuperar!
Veja mais postagem sobre Ana Maria Braga na Gazeta da Fama.