No Lollapalooza, Sigmund, baterista de Aurora, fez gesto supremacista. E esta não foi a única vez. Nazista?
Publicado em:
29/03/2023
Baterista de Aurora faz gestos supremacista, desenho de suástica nazista, nº 777 nazista
A cantora Aurora marcou sua participação no Lollapalooza, com homenagens aos indígenas brasileiros e se declarou simpatizante LGBTQIA+ ao carregar uma bandeira colorida. Ela fazia questão de deixar clara suas opiniões progressistas.
Na música “Queendom” o refrão é “o arco-íris que se completa com todas as diferentes cores” é um claro apoio ao movimento LGBTQIA+ cujo símbolo é o arco-iris.
Na música “The Seed”, o verso “Você não poderá comer dinheiro / quando a última árvore caiu” é um aviso sobre a proteção à natureza e aos povos originais, como os indígenas são chamados hoje.
Ela fala que se sente estranha de sapatos, descalça se sente mais livre, dança melhor, se conectada aos ancestrais.
Aurora portanto, quer ser amada pelos progressistas e, logicamente, detestada pelos conservadores.
O show foi um sucesso mas, começaram a surgir na internet informações que seu baterista Sigmund fazia e fez gestos nazistas, desenhou símbolos nazistas e fez gestos dos supremacistas brancos.
No show do Lollapalooza, Sigmund fez um gesto associado aos supremacistas brancos “uma verdadeira expressão da supremacia branca” pela Liga Antidifamação (ADL, na sigla em inglês), organização dos Estados Unidos que monitora crimes de ódio.
Esta não é a primeira vez que Sigmund faz este gesto. No Instagram do baterista foi encontrada outra foto onde ele faz o mesmo gesto.
Também no Instagram foi achado um desenho contendo o símbolo nazista.
A “Totenkopf”, caveira de 18 dentes foi usada como insígnia de uma das divisões mais violentas do exército nazista. E Sigmund tem uma tatuagem com este símbolo.
Segundo o site ADL, “777” é também chamado de “Triskele” e “foi um dos muitos antigos símbolos europeus apropriados pelos nazistas”.
Todas essas evidências foram localizadas por internautas após o show de Aurora no Lollapalooza.
A @maybrumm viu o show da Aurora ontem e ficou intrigada com um gesto feito pelo baterista no final do show. Ela me mostrou e resolvi buscar um pouco sobre o cara. Olhando o instagram dele, acho uma arte feita e postada por ele em 2017. O que era dúvida virou certeza. pic.twitter.com/if2mDFXnpr
— Peres Kenji (@pereskenji) March 27, 2023
Se as “coincidências” de fato mostrarem que Sigmund é simpatizante de nazismo e supremacismo, Aurora fica no pior dos mundos.
Perde seu público progressista por abrigar em sua banda um fascista e não ganha o público conservador por suas posições a favor da diversidade, da conservação da natureza e dos indígenas.
Bem, com toda a internet vendo as postagens, Aurora e Sigmund tiveram que se pronunciar.
Aurora faz um longo pronunciamento sobre ela e seu baterista:
“Estou profundamente triste com as últimas especulações sobre nosso baterista Sigmund. Nunca pensei que seria necessário enviar uma declaração como esta.“
“É tão óbvio que não apoio nenhuma ideologia de extrema direita. Não há outra maneira de viver a vida senão em nome do amor e da justiça. Não apoio nenhuma ideologia que carregue qualquer forma de ódio.”
“Então, deixe-me dizer isso alto e claro: Não, Sigmund definitivamente não é um defensor dessas opiniões malignas de extrema direita. Seus valores são, antes, o oposto. Ele é uma das pessoas mais gentis e legais que já conheci.“
“A internet é muito boa em distorcer informações e divulgá-las de forma imprudente, sem ter certeza de que o que estão espalhando é verdade.“
“Neste mundo, temos muito trabalho a fazer. E vimos muita dor ao longo de nossa história. É importante lembrar a escuridão do nosso passado, pois isso é olhar para frente. Assim, garantimos que os eventos sombrios da história não se repitam.“
“E ao longo da minha carreira sempre vivi e lutei em nome da bondade. Respeito. Igualdade e justiça.“
“O racismo deve morrer. O nazismo deve morrer. O ódio deve acabar. E o amor deve prevalecer.“
“Mas devemos expor o ódio em sua verdadeira fonte e, portanto, me entristece ver tanta energia gasta em acusações erradas. Nada mudou.“
“Tanto eu quanto todos na minha banda equipe, temos os mesmos valores de sempre. E isso nunca vai mudar. E continuarei falando sobre a importância e o poder do amor até chegarmos a viver em um mundo que todos nós merecemos: um mundo com justiça para todos”.
Sigmund se defende da melhor forma que pode
“Parece estranho e bizarro ter que publicar um texto como este, mas hoje eu recebi muitas mensagens de ódio e sérias acusações de que eu seja nazista. Isso é triste e perturbador. Eu não sei se vocês entendem o quanto sérias e malucas essas acusações são.“
“Primeiro de tudo: É CLARO que eu não sou nazista! Meus valores são de amor e compreensão, e eu toco música para espalhar esses valores. Minhas prioridades são – e sempre serão – tratar as pessoas em minha volta com respeito e felicidade.“
‘Em um show recente da Aurora no Brasil eu fiz este sinal 👌, que na cultura popular quer dizer ‘perfeito/ok”‘ Não tinha conhecimento de que este sinal significasse outra coisa, algo negativo, e peço sinceras desculpas se foi mal interpretado e se acharam ofensivo.“
“O mesmo pode ser dito sobre o número 777, que é o nome de uma gravadora da Noruega à qual sou associado. Aqui, 777 quer dizer algo positivo como “sorte”, e não sabia que aparentemente tinha um significado negativo em alguns países.“
Sobre o desenho: Eu sempre desenhei um monte de coisas na época da escola. Um monte de coisas idiotas… como as crianças costumam fazer. Esse desenho em especial foi feito durante uma aula de história, e não significa nada. Foi apenas uma brincadeira feita por um jovem com um senso de humor dark.
“Eu sei que não é algo para brincar, e eu notei agora que esse desenho obviamente não deveria ter sido publicado no Instagram, porque pode ser mal interpretado. Eu era jovem e estúpido e não pensei direito. Eu nunca publiquei nenhuma frase política no meu Instagram, porque eu só quero que meu perfil seja para espalhar boas vibrações. Porém, tenho que ser bem claro que meus valores são os mesmos do que os da Aurora, e eles sempre foram.”
“Além disso, eu NUNCA conseguiria o posto de baterista da Aurora se eu fosse um nazista idiota! Essa ideia de que a Aurora teria uma pessoa de extrema direita na banda é absurda. Eu espero que vocês acreditem em mim quando digo isso.“
Gestos supremacistas, desenhos de suástica nazista, caveira de 18 dentes nazista, e nº 777 nazista.
Será que Sigmund é um neo nazista?
Veja show de Aurora clicando aqui.
Veja mais sobre famosos clicando aqui.