Prata da casa na Globo, Eduardo Tchao foi demitido junto outros grandes nomes. O que está acontecendo?
Publicado em:
04/04/2023
Eduardo Tchao incluído na demissão em massa que a Globo faz
Passaralho não é o que você esta pensando. A palavra é usada para “dispensa relativamente numerosa de empregados”.
Pois bem, a TV Globo fez um enorme passaralho no setor de jornalismo. E semana que vem deve ter mais.
Aconteceu hoje, 04 de abril, quando um dos demitidos, Eduardo Tchao, fazia uma matéria na rua, como faz habitualmente. Lá mesmo recebeu ordens de voltar para a emissora e foi avisado da demissão.
Ele estava na Globo desde 1986, portanto 37 anos, e tinha um quadro “A ronda do Tchao” no “Bom dia Rio”.
Num vídeo Eduardo fala da sua história que se confunde com a de outros famosos, como Renato Maurício Prado e Lédio Carmona.
O repórter está sempre atento ao que acontece ao seu redor, e Eduardo não deixou passar um instante em que o jogador Marcello, ex seleção brasileira, fala desaforos quando estava sendo filmado, com um celular. “Tomara que seu telefone celular quebre”, disse o jogador famoso e mal educado. Eduardo não pensou duas vezes e o vídeo está lá no seu Instagram para quem quiser ver.
Tchao, confirmou a demissão ao site “Audiência Carioca”.
“Faz parte da vida. Bola pra frente. Partiu da emissora”. Ao que parece levantou a cabeça e não foi (muito) afetado pela demissão.
Mais tarde postou no Instagram sobre sua saída.
“Minha última aparição, minha ultima narração numa reportagem da TV Globo. Foram 37 anos trabalhando nas Organizações Globo. Nessa ultima matéria uma característica sempre presente durante toda minha carreira – 27 anos só na Tv- sempre produzi minhas histórias. Sempre gostei de ter fontes, de conversar, de frequentar gabinetes, delegacias e restaurantes atrás de um ‘furo jornalístico’. Trabalhei na pandemia e até recentemente dentro de um CTI Ganhei prêmios – Esso de jornalismo esportivo foi um deles – e conheci o mundo… obrigado a todos que contribuíram pra tornar esse sonho uma realidade.”
Tchao conversou com seu diretor e saiu numa boa
Na conversa de hoje que tive com o diretor de jornalismo Ali Kamel fiz questão de dizer que saio sem magoas. Entendo a mudança de estratégia da emissora. Quer economizar. O que fazer?
Nestas horas o apoio de amigos ajuda muito
“Me emocionei com algumas ligações de amigos da redação – Pedro Bassan foi um deles…… Detalhe: hoje foi mais uma reportagem exclusiva feita em parceria com o Felipe Freire. Obrigado Peter e Bonacchi! Vcs moram no meu coração.”
Novamente Eduardo fala com otimismo de um futuro incerto
“Mas a vida segue. Existe vida fora da Tv Globo.”
E ele vai correr atrás desta “vida fora da Globo” com a competência, talento e experiência que tem com sobra.
Outras feras também serão demitidas. Segundo o site Metrópoles, os nomes que estão na lista incluem Carlos de Lannoy, Flávia Jannuzzi e Mônica Sanches.
Porque estão acontecendo as demissões?
A Globo demite os salários mais altos. A emissora informou ao Metrópoles que:
“Tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução” .
Traduzindo “tem que dar lucro”.
“Seus resultados refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios”.
Traduzindo “perdendo público, que significa perder receita, tem que reduzir custos”
“Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento”
Traduzindo “A regra será trocar qualidade e experiência por salários menores”
Será que vai dar certo? Ou vai aumentar o prejuízo?
Veja post sobre outra demissão, a de Fernanda Gentil, clicando aqui.