Faustão ganhou a loteria da vida após conseguir doador para transplante de coração. Fila foi respeitada?
Publicado em:
29/08/2023
Faustão pulou uma fogueira ao conseguir sucesso num transplante de coração. Todos estamos felizes mas restam duas perguntas. Quem foi o doador? A fila de transplantes foi respeitada?
Faustão novinho em folha
O apresentador passou por um transplante de coração e está em estado estável, de acordo com um boletim médico recente.
Ele está sedado e respira com a ajuda de ventilação mecânica. O coração transplantado funcionou bem nas primeiras 24 horas após o procedimento.
Luciana, esposa do apresentador, também fez uma postagem nas redes sociais esclarecendo a rapidez do processo de transplante e agradecendo à família do doador.
Durante muitos e muitos anos nossos domingos foram melhores graças ao “Domingão do Faustão”. Agora, por coincidência, num domingo, Faustão e sua família terão um dia melhor, com o coração, novinho em folha que ele ganhou na loteria da vida.
A fila de transplantes foi respeitada?
Existe uma fila de espera para pessoas que, como o apresentador, precisam de transplante. Os critérios não são simples, envolvem gravidade do estado de saúde, compatibilidade sanguínea e urgência do procedimento.
Além disso, para cada órgão a ser doado tem um critério próprio. Assim coração, fígado e pulmão tem critérios diferentes.
No caso de Faustão a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo esclareceu que ele foi priorizado na fila de transplantes devido à recusa do paciente que estava em primeiro lugar.
Um transplante é um assunto muito delicado porque envolve um doador, alguém que faleceu e deixou orientações para que seus órgãos fossem doados a alguém, que receberá o “presente de uma nova vida”. O sigilo protege a dor dos que amavam quem se foi e a alegria que quem ganhou “na loteria da vida”.
Mas nosso apresentador é um grande nome e a notícia vazou, inclusive a desistência do primeiro paciente da fila.
Por que houve a desistência? Nada foi revelado e cada um de nós pode pensar o que quiser sobre isto.
Quem foi o doador?
Apesar do sigilo geralmente mantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sobre a identidade dos doadores de órgãos, a identidade do doador do coração de Faustão foi revelada nas redes sociais.
A Gazeta da Fama respeita as orientações do SUS e não vai revelar o nome do doador por uma questão ética sobre a privacidade e o respeito tanto para os familiares do doador quanto para o receptor.
Mas o doador foi identificado como um homem jovem, de 35 anos, que trabalhava como pedreiro e jogava futebol como amador.
O órgão veio num helicóptero da Polícia Civil e pousou no gramado do estádio da Portuguesa Santista, localizado ao lado do hospital.
O apresentador tem agora um coração de um trabalhador, atleta de fim de semana, que faleceu em Santos, na Santa Casa de Misericórdia.
Que o casal possa aproveitar bem este novo ciclo de vida!
A informações sobre o doador que preferimos não divulgar podem ser encontradas na internet.
Veja outras postagens sobre Faustão na Gazeta da Fama.