João Guilherme filho de Faustão incendeia discussão sobre transplantes, todos nós passaremos a ser doadores. Você concorda?
Publicado em:
13/09/2023
A família de Faustão recebeu o melhor presente possível. Uma nova vida para o apresentador depois de um bem sucedido transplante de coração. Agora eles querem que mais pessoas sejam presenteadas.
João filho de Faustão
Quem não conhece o apresentador Fausto Silva, carinhosamente conhecido como Faustão?
Ele foi presenteado com um novo coração, trazendo um sentimento de paz e alegria para seus milhões de fãs e, claro, sua família.
A cirurgia ocorreu após os médicos do primeiro colocado na fila de prioridade recusarem o órgão, fazendo com que o apresentador, que estava em segundo lugar, recebesse o coração.
O filho do apresentador, João Guilherme foi à Brasília para tentar mudar a lei de transplantes.
Como funciona o sistema hoje?
Hoje os transplantes obedecem as regras do sistema da Central de Transplantes do Estado de São Paulo; que escolhe os pacientes que atendem aos vários requisitos para receber um órgão
A fila de espera leva em consideração compatibilidade sanguínea, diferença de tamanho entre doador e receptor e critérios de priorização relacionados ao risco de morte.
A proposta do filho de Fausto Silva
João, que inicia sua carreira de apresentador, não quer apenas seguir os passos do pai na televisão.
Ele quer se posicionar como um “defensor de boas causas”. Após o transplante bem-sucedido de seu pai, ele foi a Brasília para conversar com deputados sobre a legislação de doação de órgãos, buscando implementar o sistema de “doação presumida”, onde todos são considerados doadores até que decidam o contrário.
No sistema atual um doador tem que fazer uma opção para que no seu falecimento, seus órgãos possam ser doados.
O sistema de “doação presumida” proposto por João, parte da ideia que todos nós somos doadores, e quem não quiser que seus órgãos sejam doados tem que avisar ainda em vida.
Isto faria com que o número de doadores tivesse um crescimento gigantesco, com mais transplantes sendo feitos e mais vidas sendo salvas.
Uma ideia brilhante. João hoje é o filho do Fausto Silva, o “Faustinho”, e quer ser um apresentador conhecido por enfrentar preconceitos e lutar por um Brasil melhor.
🚨EXCLUSIVO: João Guilherme, filho do Faustão, está em Brasília para conversar com Deputados sobre a legislação de doação de órgãos no Brasil.
— CHOQUEI (@choquei) September 12, 2023
“Nossa ideia é que todo mundo é doador até que a pessoa decida não querer ser mais e se pronunciar”, disse ele em entrevista. pic.twitter.com/mGvKf5hkap
Se continuar com esta linha de ação, quem sabe se João, que hoje é o “Faustinho”, não se transforme no carismático “Guilhermão”?
Por que o 1º da fila recusou coração que foi para Fausto Silva?
A grande questão que paira no ar é: por que o primeiro paciente na fila recusou o coração que acabou indo para o apresentador?
A Secretaria de Saúde não forneceu detalhes específicos, mas o Ministério da Saúde sugere que a recusa pode estar relacionada a “potenciais incompatibilidades imunológicas” entre receptor e doador. Outras razões podem incluir discrepâncias de tamanho, peso e idade.
Quem somos nós para desconfiar das informações médicas que usam palavras e conceitos que não entendemos?
Mas, se a proposta vingar e virar lei, com o número de transplantes aumentando muito, as regras da fila também teriam que ser repensadas.
Veja mais postagens sobre Faustão na Gazeta de Fama.