Inacreditável: Músico, acordado durante cirurgia no cérebro, canta e toca violão “Não deixe o samba morrer”
Publicado em:
13/08/2023
Maurício Stemberg canta e toca durante cirurgia
Maurício Alkinder Stemberg, um produtor musical de 55 anos, surpreendeu a todos ao tocar violão durante a retirada de um tumor no cérebro no Hospital Cajuru, em Curitiba.
O procedimento, que durou cerca de 4 horas, foi um marco na carreira do médico e na vida do paciente. Durante a cirurgia, Maurício não apenas permaneceu acordado, mas também cantou e tocou a canção “Não deixe o samba morrer”.
🚨BRASIL: Paciente toca violão durante cirurgia de retirada de tumor no cérebro em Curitiba.
— CHOQUEI (@choquei) August 12, 2023
O produtor musical Maurício Alkinder Stemberg, de 55 anos, cantou e tocou a música “Não Deixe O Samba Morrer”, de Alcione. pic.twitter.com/H1dsH1DVub
Por que o paciente precisa ser acordado?
O neurocirurgião Carlos Alberto Mattozo explicou que a cirurgia com o paciente acordado, é para monitorar áreas cérebro relacionadas à linguagem.
Esta técnica é funamental para garantir que áreas vitais do cérebro não sejam afetadas durante a cirurgia.
Durante o procedimento, são realizados testes neurológicos para verificar se o paciente apresenta alguma alteração ou lesão neurológica.
O médico destacou a importância de manter o paciente consciente para obter informações em tempo real e garantir a segurança durante a operação:
“Normalmente se acorda o paciente durante o procedimento para se fazer testes neurológicos para verificar se o paciente está justamente desenvolvendo alguma alteração ou lesão neurológica durante o procedimento”, disse o médico.
Amor pela música e medo de Maurício e sua esposa
Quando o músico foi informado que a cirurgia seria necessária, seu grande medo foi de perder sua habilidade com a música, sua grande paixão.
Assim o alívio foi enorme quando teve a certeza do sucesso da operação:
“Eu estou muito feliz com os planos futuros. Vou ter condição, sem sequela. Maravilhoso. Deus abençoou as mãos do doutor”, disse Maurício aliviado.
O doutor Carlos sempre acorda o paciente e testa movimentos de pernas e braços, mas, no caso de Maurício, o mais importante era saber se ele tinha ou não perdido suas habilidades com música.
Tocando e cantando Maurício mostrou o sucesso da cirurgia.
Sua esposa, Sônia de Souza, emocionou-se ao ouvir Maurício cantar e tocar:
“Ele é a música, se você olhar para ele você pode ver uma nota musical. Ele só pensa em música. Ele ama ama ama de paixão”.
Existe uma diferença entre ser e estar, Maurício é a música, seja num estúdio de gravação, num show ou mesmo numa sala de cirurgia!
Veja mais sobre Famosos na Gazeta da Fama.