Morreu Glória Maria, jornalista, mulher negra, pioneira, ícone da TV brasileira, em decorrência de câncer
Publicado em:
02/02/2023
Glória Maria é lembrada como um exemplo a ser seguido
Morre Glória Maria. Seu câncer se iniciou em 2019, então no pulmão. Tratou-se com imunoterapia e foi bem sucedida. Contudo, houve metástese (o câncer se espalhou) no cérebro. A jornalista fez nova cirurgia, e esta também foi bem sucedida. Em 2022 Glória teve novas metásteses cerebrais e iniciou um novo tratamento.
O tratamento deixou de fazer efeito e Glória faleceu na manhã de hoje, 2/2, no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro.
Glória Maria foi a primeira jornalista a aparecer ao vivo e a cores no Jornal Nacional. Até aí os repórteres não apareciam.
O jornalismo da Globo aderiu a um protocolo de discrição com relação à vida particular de Glória, inclusive nas redes sociais, e seus profissionais que dão cobertura ao fato não devem revelar sequer a idade de Glória ao morrer, nem qualquer fato que possa causar polêmica sobre sua vida, atendendo aos seus desejos.
Glória deixa duas filhas adolescentes, Maria,15 e Laura,14.
As meninas foram adotadas em 2009 após uma estadia de Glória na Bahia.
Como o processo de adoção durou 11 meses, Glória se mudou temporariamente para ficar perto das meninas.
“Eu nunca quis ser mãe. O trabalho me preenchia, minha vida era perfeita. Elas surgiram por acaso. Eu nunca tinha pensado em ter filhos até que vi as duas pela primeira vez e tive certeza que elas eram minhas filhas. Isso é uma coisa que não sei explicar” afirmou Glória em entrevista ao programa Encontro, da TV Globo.
Sua marca e seu orgulho eram as viagens pelo mundo a trabalho. Adorava seu passaporte, cheio de carimbos de países estrangeiros. Contava que passou por 160 países.
Dizia que, se um dia quisesse mudar de país com as filhas, iria para Saint Tropez ou Ibiza.
“Eu conseguiria ser livre com as minhas filhas e com segurança. Lá não tem violência!” disse em entrevista à Narcisa Tamborideguy. em 2018.
Glória Maria entrava de cabeça nas culturas dos países que visitava, na gastronomia e fazia ótimas matérias.
Suas entrevistas marcaram a televisão brasileira. Conversou com músicos e atores como Madonna, Michael Jackson e Mick Jagger. Falou também com Freddy Mercury, Harrison Ford, Julio Iglesias, Elton John e muitos outros.
No meio jornalístico, Glória Maria é uma unanimidade. Reverenciada pelos profissionais mais jovens, era querida por todos. É conhecida por sua simpatia, sua energia, sua competência e sua alegria sempre presentes. Para muitos, um verdadeiro ícone.
Manoel Soares, apresentador do Encontro com Glória Maria num momento de descontração:
“Em todos os momentos que eu tive a alegria de estar perto dela, ela sempre deixou uma coisa muito nítida: tudo é possível. A Glória é a personificação do que chamamos de vitória. Porque, quando você olha a filha de um alfaiate, vindo de uma comunidade pobre, chegando e virando o que ela virou, deixa nítido para a gente que tudo é possível. Ela é a nossa referência maior. É muito emblemático que ela parte no Dia de Iemanjá. Ela que decidiu ser mãe”.
Veja também morte de Glória Maria ganha repercussão internacional.