Quebrando as Regras: Príncipe Harry e Meghan Markle mudam sobrenome dos filhos
Publicado em:
22/02/2024
O ano de 2024 ainda está com cheirinho de novo, certo? Então, continua a ser bastante comum que pessoas façam algumas mudanças em suas vidas. E quando alguma mudança acontece na vida de um famoso, o efeito é instantâneo: a notícia corre o mundo e levanta diversos questionamentos e discussões a respeito.
Quebrando regras da realeza
Quebrar já é quase uma tradição na vida do Príncipe Harry e sua esposa, a ex atriz Meghan Markle. O casal já bastante conhecido por sempre ir na contramão das tradições da Família Real Britânica, chamou a atenção do público mais uma vez.
Primeiramente, eles decidiram mudar seu site oficial. Anteriormente chamado de Archwell, o endereço agora é Sussex.com. Algumas mudanças também foram percebidas na identidade visual do endereço na web. A imagem de coroa que antes era um destaque no site, foi substituída por um brasão.
Mas, o que realmente foi parar nos noticiários de todo o mundo, trata-se de algo não muito simples. O Príncipe e a Duquesa decidiram mudar o sobrenome de seus filhos. O pequeno Archie, de 4 anos de idade, e a pequena Lilibet, de 2 anos, agora levam o sobrenome Sussex. Antes, as crianças eram Mountbatten-Windsor, de acordo com a tradição real.
Em entrevista para o The Sun, principal jornal do Reino Unido, a especialista real Jennie Bond, pontuou que mais uma vez o casal está equivocado na forma que escolheu para reforçar seus atos de independência em relação à família de Harry.
“É mais uma declaração de independência deles e embora não tenha nada de errado com isso, me parece que há algum tipo de conflito interno envolvendo os filhos”, comentou.
Problema antigo
O assunto “sobrenome” é uma dor de cabeça antiga dentro da Família Real. Em 1947, após seu casamento com a então princesa Elizabeth, o príncipe Philip ficou profundamente chateado ao descobrir que seus filhos não usariam seu sobrenome (Mountbatten) quando sua esposa se tornasse Rainha, em 1952. As crianças teriam que usar o nome Windsor, para homenagear a família da moça.
Foi então que Tommy Lascelles, secretário da Rainha, encontrou a única solução aceitável: nomear os descentes masculinos do casal como Mountbatten-Windsor. Em 1960, o sobrenome foi definitivamente aceito e decretado pelo Conselho Privado e se tornou a partir de então, mais uma no meio de tantas regras da Família Real.
No caso de Harry e Meghan, quebrar também essa tradição, além de mais um ato de rebeldia, trata-se também de uma tentativa de recomeço. Na visão de Bond, os dois estão tentando reforçar a imagem de família forte e unida. Algo bastante importante, ainda mais depois de rumores de uma possível separação entre eles em 2023.
O diagnóstico de câncer do Rei
Recentemente, o Rei Charles revelou ter sido diagnosticado com câncer, durante um procedimento para avaliar o quadro de próstata aumentada. A notícia estremeceu novamente a Família, que teve os laços ainda mais abalados após a morte da Rainha Elizabeth, em dezembro de 2022.
Harry, por exemplo, decidiu romper com seus familiares após a coroação do pai, que aconteceu em maio do ano passado. Desde então, ele não havia se reencontrado novamente com o monarca.
No entanto, com o diagnóstico de seu genitor, o rapaz de 39 anos, decidiu deixar as mágoas de lado e procurá-lo. Durante uma entrevista ao Good Morning America na última sexta-feira (16), o Duque revelou que assim que a notícia da doença do pai foi divulgada, tomou o primeiro avião para vê-lo pessoalmente.
Com isso, abriu-se o questionamento se ele estaria disposto a uma reconciliação definitiva com a Família. Embora afirmando seu carinho por todos, o rapaz despistou.
“Eu sou grato pelo fato de ter entrado em um avião e passado algum tempo com ele. Eu amo a minha família. Tenho outras viagens planejadas para o Reino Unido, então, eu vou ver a minha família o máximo que eu puder.”
Sem comentar a verdadeira situação de saúde do pai, Harry acredita que momentos como esse, são capazes de unir qualquer família.
“Eu vejo no dia a dia, a força familiar se unindo. Então, sim, eu acho que qualquer doença une as famílias. Vejo isso repetidamente e é algo que me deixa muito feliz.”
Será que finalmente agora a Família Real Britânica terá um pouco mais de sossego ou em breve, seremos surpreendidos com novas polêmicas?
Veja outras postagens sobre o Príncipe Harry na Gazeta da Fama.