Renato Cariani chama polícia de vermes e se defende depois
Publicado em:
14/12/2023
Renato Cariani, influenciador e sócio da indústria química Andriol, recentemente envolvido na Operação Hinsberg da Polícia Federal, defendeu-se hoje em um vídeo, alegando que suas mensagens sobre “fugir da polícia” e “esperar estes vermes” eram apenas desabafos entre sócios, negando assim envolvimento no esquema criminoso e expressando surpresa com a operação.
Mais adiante explicaremos como Renato Cariani chama polícia vermes
Investigação da polícia: a casa caiu!
Muito conhecido no mundo fitness, o empresário encontrou-se no centro de uma investigação da PF, a Operação Hinsberg.
Esta operação revela um esquema sofisticado de tráfico de drogas e desvio de produtos químicos, envolvendo a emissão de notas fiscais fraudulentas e o uso de “laranjas” para realizar transações financeiras.
O volume de componentes químicos supostamente desviados da empresa do atleta, estimado em cerca de 12 toneladas, é alarmante. Substâncias como fenacetina, acetona, éter etílico, ácido clorídrico, manitol e acetato de etila são ingredientes chave na fabricação de drogas ilícitas como crack e cocaína.
A possibilidade de produzir tal quantidade dessas drogas demonstra impacto devastador desse esquema no mercado de drogas ilícitas, tanto em termos de saúde pública quanto de segurança.
Renato Cariani chama polícia vermes
Em nota a polícia federal afirma que “as pessoas relacionadas aos fatos investigados responderão, cada qual dentro da sua esfera de responsabilidade, pelos crimes de tráfico equiparado, associação para fins de tráfico, bem como pelo crime de lavagem de dinheiro“.
A operação da PF incluiu 18 mandados de busca e apreensão, focando principalmente na Anidrol, a indústria química de Cariani.
Uma mensagem de Cariani foi interceptada pela polícia e o SBT News teve acesso a ela. Dizia assim:
“Ainda bem que esta semana é curta, podemos trabalhar no feriado para arrumar de vez a casa e fugir da polícia (…) Também precisamos arrumar o mapa da Civil, vão vir babando (…) Arruma tudo para esperar estes vermes. Acho que a polícia pode aparecer ainda esta semana. Por isso que quero que a semana passe rápido…”
Fisiculturista se defende: estará dizendo a verdade?
Podemos entender dessa mensagem que o bodybuilder claramente sabia que era investigado, sendo bastante incriminadora, já que está dito mais que claramente que suas intenções não são das melhores.
O influenciador digital no entanto se defendeu hoje, alegando que as mensagens interceptadas, (que menciona fugir da polícia e esperar “vermes”) datam de quase uma década atrás, durante um período de auditoria ambiental.
Sobre as ofensas à polícia, o esportista se desculpa pelo uso da palavra “vermes” para se referir às autoridades, explicando que foi um desabafo de momento, fruto do estresse empresarial.
Renato Cariani teve uma carreira consistente na área da química, na qual se formou em 2017, passando por inúmeras empresas, como por exemplo a Natura, chegando ao cargo de responsável técnico tendo somente 24 anos.
A partir daí o influenciador digital galgou rapidamente os degraus do sucesso, se tornando aos 40 anos sócio e diretor da Anidrol, empresa química de porte médio situada em Diadema, ABC paulista.
É também professor de química e educação física, além de formado em administração de empresas, possuindo assim 3 graduações.
Durante esse processo se casou com a nutricionista Tatiane e teve 3 filhos, sendo o primeiro de seu casamento anterior.
Ao mesmo tempo, Renato seguiu carreira paralela na área de sua grande paixão, o fisiculturismo, tendo participado de seu primeiro campeonato aos 23 anos, ganhando o segundo lugar.
Depois disso, o empresário ganhou pelo menos 4 grandes títulos em torneios no Brasil entre 2017 e 2020, inclusive o campeonato brasileiro.
O reconhecimento e a fama vieram, no entanto, através da plataforma Youtube onde o bodybuilder fala a mais de 6 milhões de inscritos sobre temas como mundo fitness e superação pessoal, se tornando rapidamente o maior influenciador de “maromba” do Brasil.
O atleta passa conhecimento em seus vídeos sobre assuntos como alimentação, físico saudável, realização de sonhos e sucesso nos diferentes aspectos do dia a dia das pessoas, que seriam corpo, mente e profissão.
Que final terá essa história?
Se centrando sempre em temas como desenvolvimento e superação pessoal, o influenciador se tornou exemplo e inspiração para milhões de brasileiros de como se pode vencer nos diferentes campos da vida com honestidade, transparência e trabalho duro.
Entre seus clientes famosos podemos enumerar Danilo Gentili, Thiago Nigro e Mc Daniel entre outros.
A verdade por trás das palavras de Cariani permanece um mistério. Entre desabafos e acusações, a linha entre a realidade empresarial e a legalidade se torna turva. Será que as palavras de Cariani refletem a pressão de ser empresário no Brasil ou algo mais sinistro? Só o tempo dirá!
Mais postagens sobre Renato Cariani na Gazeta da Fama