Faustão furou a fila do SUS? Internautas criticam rapidez em transplante de rim do apresentador
Publicado em:
28/02/2024
Como informado anteriormente aqui na Gazeta da Fama, o apresentador Fausto Silva foi internado às pressas no início desta semana, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Faustão furou fila do SUS?
O motivo da internação do comunicador de 73 anos foi um transplante de rim realizado na manhã desta terça-feira (27). Apesar de muito comemorado por alguns, o procedimento também foi bastante criticado nas redes sociais. Isso porque, na visão dos internautas, o artista pode ter sido favorecido na enorme fila de transplantes do Sistema Único de Saúde, o SUS.
Revolta nas redes sociais
Revoltados, os usuários esbravejaram sua indignação com o suposto privilégio concedido a Silva, por ser uma figura pública e com alto poder aquisitivo.
“Ele sempre é o primeiro da fila. Mais uma vez, a fila única do transplante se mostrou uma mentira e quem acredita, guarde para si. Porque tudo o que é público nesse país, é assim: pode mais quem paga mais,” escreveu uma internauta.
Outra, por sua vez, relembrou o falecimento da mãe, enquanto aguardava por uma cirurgia.
“Esse SUS é no Brasil? Minha mãe ficou 8 anos na fila para operar cálculo renal. Devido a espera, teve complicações, e infelizmente, faleceu. Por isso, a minha dúvida se é no Brasil.”
Sorte? O ex contratado da Rede Globo e da Bandeirantes foi ironizado sobre a sua sorte em ter conseguido dois transplantes em apenas 6 meses, pelo SUS.
“Nossa! Tem gente que está na fila do transplante há mais de 10 anos e o Faustão já fez dois pelo SUS? Homem de sorte, né?”, alfinetou outro internauta.
Secretaria de Saúde: Faustão NÃO furou a fila do transplante
No meio das críticas do público, a Central de Transplantes do Estado de São Paulo se pronunciou, garantindo que o apresentador não recebeu nenhum privilégio enquanto aguardava pelo novo rim e assim como acontece com todos, obedeceu os critérios para o recebimento do órgão.
“Entre os critérios para prioridade dos pacientes, estão a impossibilidade total de acesso para diálise, pós-transplante de outro órgão e pós-doação renal.
Já os critérios de classificação de receptores potenciais para fins de transplante de rim são compatibilidade genética, compatibilidade sanguínea, priorização e idade do doador”, informou a Secretaria de Saúde.
Foi esclarecido também que o artista era o 13° paciente na fila do transplante e aguardava por uma resposta desde o dia 6 de fevereiro.
Fausto sofre de uma de uma doença renal há alguns anos. Segundo informado pela equipe médica que cuida da saúde do apresentador, ele teve perda progressiva da capacidade dos órgãos de filtrar o sangue.
Por essa razão, vinha sendo submetido a sessões de diálise (procedimento artificial que remove os resíduos e a água em excesso no sangue) 3 vezes por semana, numa tentativa de controlar o avanço da enfermidade.
Transplante de coração
Esse é o segundo transplante feito no apresentador do lendário Perdidos na Noite.
Em agosto de 2023, o país foi pego de surpresa com a notícia de que o artista havia sido internado com um quadro de insuficiência cardíaca. Em estado grave, Faustão passou dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (também no Albert Einstein) e chegou a gravar um vídeo publicado por seu filho João Guilherme, demonstrando estar pronto para o pior. Porém, no final daquele mês, ele recebeu um novo coração em uma cirurgia que durou 2h30.
O apresentador Fausto Silva, o Faustão, foi submetido, na segunda-feira (26), a um transplante de rim. O Hospital Albert Einstein, em São Paulo, informou que a cirurgia foi necessária em função do agravamento de uma doença renal crônica.
— GloboNews (@GloboNews) February 27, 2024
➡ Assista ao #GloboNewsMais, com… pic.twitter.com/Q7Uw6FMWP7
Apresentador se pronuncia após deixar a UTI
Sobre seu transplante de rim, também necessário para que ele não perdesse o transplante de coração, o apresentador fez um breve pronunciamento após deixar a UTI na manhã desta quarta-feira (28) para a coluna de Lauro Jardim, do Jornal O Globo.
“Mais uma semana e estou em casa, liberado. Para quem fez um transplante do coração, o de rim é mais tranquilo”, comentou otimista e bem-humorado.
Faustão tem sido um nome constante nas manchetes nacionais devido suas complicações de saúde. Esperamos que agora, as atualizações sejam sempre repletas de boas notícias!
Veja outras postagens sobre Faustão na Gazeta da Fama.