Exagerou? Sônia Abraão detona dinâmica exibida no BBB 24. Crueldade ou mau gosto?
Publicado em:
21/02/2024
Na noite desta segunda-feira (19), foi ao ar mais uma edição do programa Big Brother Brasil e uma dinâmica pra lá de inusitada chamou a atenção dos telespectadores e internautas.
Crueldade ou mau gosto?
Em todo início de semana, durante a atração comandada por Tadeu Schmidt, acontece o “Sincerão.” No quadro, o Líder, o Anjo e os Emparedados são submetidos a um jogo de perguntas e respostas onde, precisam, como o próprio nome sugere, dar suas “opiniões sinceras” sobre os demais confinados na casa.
Mas para o episódio de ontem, o diretor da produção, Boninho, decidiu que a troca entre os Brothers seria diferente. Ele trouxe cartas escritas pelos familiares dos participantes, que terminaram sendo trituradas por Raquele (a Líder), Michel (o Anjo), Deniziane, Fernanda e Matteus (os emparedados da semana).
Eles precisavam escolher um companheiro de reality para triturar a carta e justificar a decisão em apenas 20 segundos. Um momento bastante doloroso para ambos os lados, como Matteus, o Alegrete, que foi às lágrimas triturando as cartas de Pitel e da modelo Yasmin Brunet. No final, apenas Deniziane, Fernanda, Davi e a cantora Wanessa Camargo tiveram suas cartas entregues.
Maldade?
A dinâmica polêmica repercutiu nas redes de anônimos e famosos, como da apresentadora Sônia Abraão, que não poupou críticas à postura da atração que vai ao ar na Rede Globo, Multishow e Globoplay.
“Impactada até agora com o que vi nesse quadro do BBB. Eu jurava que seria só uma trollagem de mau gosto com os brothers, que cópias das cartas enviadas pelas famílias estavam sendo trituradas, mas que, num final feliz, as originais seriam entregues a todos eles”, começou a âncora do programa A Tarde É Sua, da RedeTV.
Revoltada, Sônia continuou em texto publicado no Instagram: “Diante de tantas lágrimas e tristezas, imaginem o choque de saber que apenas quatro seriam poupados daquele momento cruel. Cruel para quem tinha sua carta destruída, mas também para quem tinha que triturar. Ninguém queria passar por aquilo.”
Abraão seguiu, detonando a forma como a produção decidiu brincar com os sentimentos dos confinados.
“Não se brinca com um dos sentimentos mais profundos do ser humano, que é o amor à família, nosso mundo maior, nosso universo! Provocar tanta dor em troca do quê? Ainda mais num confinamento, onde a saudade mata a gente.”
Para finalizar, a apresentadora chamou a postura de Boninho e companhia de “maldade.”
“Não era simplesmente maldade, aquela que pode até provocar algum tipo de riso, que é transgressora, mas capaz de provocar reações e reflexão! Não era uma ‘pegadinha’, que passa rápido! Tinha pitadas do lado sombra, perverso! Fico triste por eles que passaram por isso, e por nós que assistimos na tela da TV gente como a gente sendo ferida e nem conseguimos dormir à noite!”.
Exagero?
A opinião de Sônia, no entanto, não foi unânime entre seus 4 milhões de seguidores. Por um lado, alguns concordaram com a jornalista, mas por outro, muitos consideraram o seu texto um tanto quanto exagerado.
“Menos né, Sônia? A pessoa que se propõe a ir para o BBB e ficar 3 meses trancado”, disse um dos comentários.
Exagerada ou não, os Brothers residentes da casa mais vigiada do Brasil também não gostaram nada do que aconteceu. As sisters Giovanna e Alane, por exemplo, choraram muito. O cantor Rodriguinho também foi às lágrimas com a situação e inclusive considerou desistir do programa.
“Não estou aqui para sofrer nem fazer ninguém sofrer,” afirmou o pagodeiro, ameaçando apertar o botão da desistência.
Tudo está bem quando acaba bem?
Depois de criar uma situação de dor e sofrimento em que o confinado via as cartas serem destruídas sem saber o que a família tinha escrito a Globo distribuiu cópias das cartas.
Não há dúvida que foi crueldade e mau gosto, como Sônia deixou claro, mas ver os brothers e sisters lendo as cópias das cartas foi muito bom.
A Globo saiu da posição de sádica, se divertindo com o sofrimento dos participantes e os confinados aliviados, finalmente lendo as cartas.
Quem sofreu menos (protegido) foi Davi, que não teve sua carta destruída.
Abaixo as mensagens carinhosas que Davi recebeu da mãe, do pai, das duas irmãs e da namorada.
“Oi, meu homenzinho. Estamos muito felizes em estar te acompanhando em seu sonho, estamos vibrando por você. Estamos com muita saudade, mas não tenha pressa para voltar. Todos os dias beijo a televisão e dou um abraço em você, portanto não se sinta sozinho. Que o Senhor Deus te cubra de bênçãos. Te amo muito, meu filho”.
Assinado: Elisângela Brito (mãe)
“Saudações a meu querido filho, paz de Cristo seja contigo. Seja firme e a luz brilhará em seus caminhos, e os propósitos de Deus serão cumpridos na sua vida. Você é valente, guerreiro e destemido. Saudades. Orando por você todos os dias”.
Assinado: Deimeval Brito (Pai)
“Oi, irmãozinho. Todos os dias choro de saudade, falo com meus coleguinhas sobre meu irmão Davi na TV. Quando você voltar, vou deixar você me apertando, viu? Te amo, irmão. Quando você sair, vou fazer desenho para você.
Assinado: Maria Eduarda (irmã)”.
“Oi, minha vida. Estamos separados por 3 meses, mas não na conexão. Sempre vou estar aqui por você, meu Léo Santana do Mercado Livre. Deus botou uma pessoa como eu aí para cuidar de você. Quando sair, vamos tomar uma gelada. Te amo, saudades”.
Assinado: Raquel Brito (irmã)
“Meu Lulu, toda vez que o vento soprar em seu ouvido, não será apenas vento, mas eu dizendo: SEJA FORTE, AMÁVEL E CORAJOSO. É maravilhoso sentir nosso amor presente em vários momentos do seu dia. Sinto e falo com muito carinho do nosso amor. Te amo, saudades do seu bolinho de pote.
Assinado: Mani Reggo (Namorada)”.
Tudo está bem quando acaba bem? Ou a crueldade foi desnecessária?
Veja outras postagens sobre Sônia Abrão na Gazeta da Fama.