Touro foge em show de Ana Castela e fere espectadores
Publicado em:
12/12/2023
Um touro escapou e invadiu a arena na Exposição Municipal Agropecuária e Industrial de Avaré (SP) durante um show de Ana Castela voltado ao público infantil: treze pessoas foram feridas no incidente, algumas delas crianças pequenas.
Touro ataca público em show de Ana Castela!
A noite prometia ser de festa e música, mas rapidamente se transformou em um cenário de horror quando logo antes de uma apresentação da cantora Ana Castela, um touro escapou do brete, que é o local onde os animais ficam antes e depois das apresentações, e invadiu a arena. O touro, que deveria estar confinado, avançou sobre a multidão, que aguardava o show e feriu 13 pessoas.
O incidente gerou pânico generalizado no público que compareceu ao evento: pessoas foram pisoteadas e feridas. Porém, ainda mais grave, havia crianças pequenas na arena.
Amanda Nunes, uma cabeleireira que estava no evento com seus dois filhos, descreveu o momento como um pesadelo: seu filho mais velho, de oito anos, foi atingido pelo touro e teve um braço quebrado. Ela relembra o terror de ver seu filho ferido, a incapacidade de reagir imediatamente e o choque que se seguiu a isto.
Em declaração ao G1, Amanda disse o seguinte:
“O boi veio com tudo, jogando um monte de gente [no chão], quando eu olhei para trás a minha mãe caída no chão, um monte de gente caída em cima, meu filho caído no chão, todo quebrado, gritando de dor”.
Outra mãe, que preferiu manter sua identidade em sigilo, contou uma história igualmente angustiante. Sua filha de 11 anos foi atingida pela pata do touro e sofreu ferimentos mais graves do que os do filho de Amanda e teve desmaios.
Além disso, ela e seu marido também sofreram ferimentos:
“Eu também estou muito ferida, meus braços, meu peito, minhas costas também estão muito machucadas. Meu esposo está com a cabeça cheia de feridas e com escoriações no corpo”.
A cena da invasão da arena pelo touro foi descrita por ela como caótica, com pessoas correndo em todas as direções, tentando desesperadamente encontrar um lugar seguro.
Repercussões
É fato conhecido que o mundo do rodeio envolve riscos para quem trabalha diretamente com os animais. É sabido também que animais podem agir de maneira imprevisível e, muitas vezes assustadora. Ainda mais se estiverem irritados.
O que não é tão conhecida é a possibilidade de animais furiosos invadirem uma arena logo antes do início de um show voltado ao público infantil.
Após o incidente, a Confederação Nacional De Rodeio (CNAR) emitiu uma declaração, classificando o evento como atípico e afirmando que o touro escapou durante o processo de embarque.
Relataram que os organizadores do evento rapidamente acionaram uma equipe de laçadores e o animal foi contido e isolado com segurança e sem causar danos maiores do que 13 pessoas precisando de atendimento médico de emergência na ambulância da SAMU por terem sofrido fraturas ou outros tipos ferimentos graves e escoriações.
Surpreendentemente, no entanto, a CNAR não fez comentários sobre a segurança do manejo de animais a poucos metros de um show lotado, ou sobre algo ainda mais grave: este evento ter ocorrido em um show destinado ao público infantil.
Conclusão
Para quem não entende nada do mundo dos rodeios, o que chama atenção, é o fato de que a presença de animais irritadiços, especialmente em eventos como rodeios, exige protocolos de segurança rigorosos e planos de emergência eficazes.
O ocorrido destaca a necessidade de avaliação constante e, também, da implementação contínua de melhorias nas medidas de segurança voltadas à proteção do público. Garantindo, assim, que a diversão e o entretenimento façam com que multidões, em especial quando o público infantil estiver envolvido, não sejam expostos a situações de risco que além de desnecessárias, sejam também facilmente evitáveis.
Apesar do caos e do medo, o show de Ana Castela prosseguiu conforme planejado.
A cantora, através de sua assessoria, expressou solidariedade às vítimas do incidente.
Saiba mais sobre Ana Castela na Gazeta da Fama.